Bom, cá estou para postar mais um pouquinho sobre minha série biodiversidade pra toda a vida e como eu aprendi na universidade que precisamos conhecer para preservar, estarei postando aqui informações importantes, falando principalmente da biodiversidade do Brasil.
Se me permitem o pleonasmo vamos começar do começo (hihihi)...
Biodiversidade, ou diversidade biológica nada mais é do que a riqueza e variedade do mundo natural, falo aqui de todos os seres vivos, lembrem-se que não são só os animais que são seres vivos, mas também temos plantas, bactérias, protozoários e fungos... Entendam biodiversidade não só como as formas de vida, mas também devemos considerar seus genes, interações entre as espécies ou ecossistemas onde um interfere direta ou indiretamente no outro.
Temos biodiversidade em todos os lugares inclusive lugares que imaginamos não existir nenhuma espécie como desertos, lugares gelados, fontes de água sulfurosa etc, pois a variabilidade genética favoreceu a sobrevida de muitos seres nos mais diversos pontos de nosso belo planeta.
Não sabemos ao certo quantas espécies de animais e vegetais existem no mundo, vejam bem falo agora só dos animais e vegetais, mas estima-se que deve variar de 10 a 50 milhões de espécies no mundo... estima-se, pois de tudo o que conhecemos desses dois grupos de seres vivos, e olha que não é pouco, os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhões de espécies e não para, pois a cada dia aparecem mais seres novos que nunca passaram por nossos olhos...
Entre os especialistas o Brasil, nosso querido país, é considerado o país da Megadiversidade com aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo fazendo morada aqui...
Bom, pra não ficar muito longo, paro por aqui, depois volto com mais um pouquinho... é só pra matar vocês de curiosidade hihihihihi
biobeijos a todos!!!!
quarta-feira, 16 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Biodiversidade para toda a vida!!!!
Estava assistindo ao Fantástico e a reportagem sobre corais, me deu uma ótima idéia de um assunto que pode ser divulgado e defendido aqui no meu blog... Vocês sabiam que a ONU declarou que esse ano (2010) é o ano da biodiversidade??? Pois é, eles fizeram isso com a intenção de celebrar a vida na Terra e aprendermos a dar o devido valor à biodiversidade. Precisamos nos movimentar em favor da conservação das espécies...
Começo com o Slogan da campanha, mas aguardem, pois trarei muito mais novidades pra vocês!!!
biobeijo a todos
2010 - Ano Internacional da Biodiversidade
terça-feira, 25 de maio de 2010
Estava passeando no site do meu querido professor Marcelo, que ministrou aulas no cursinho pré vestibular para mim, e vi umas dicas que achei interessante passar pra vocês que vão prestar vestibular logo logo. Então aí vai:
Os assuntos de biologia mais pedidos nos vestibulares são:
Na ecologia: cadeia alimentar, interações ecológicas e poluição.
Na botânica: fotossíntese, tecido condutor, auxinas e reprodução.
Na fisiologia animal: digestão, circulação, excreção e sistema hormonal.
Na citologia: ácidos nucléicos, organelas, transporte ativo e osmose.
Na zoologia: verminoses e artrópodes.
Na genética: problemas sobre a I Lei de Mendel, segregação indepentende e herança ligada ao sexo; síntese de proteínas e engenharia genética.
Recomendo tb acessarem o site, pois lá tem muito mais dicas e algumas musiquinhas que vão ajudar muito no vestibular, elas me ajudaram bastante...
o site é: http://www.profmarcelo.com/
biobeijos
até a próx.
Os assuntos de biologia mais pedidos nos vestibulares são:
Na ecologia: cadeia alimentar, interações ecológicas e poluição.
Na botânica: fotossíntese, tecido condutor, auxinas e reprodução.
Na fisiologia animal: digestão, circulação, excreção e sistema hormonal.
Na citologia: ácidos nucléicos, organelas, transporte ativo e osmose.
Na zoologia: verminoses e artrópodes.
Na genética: problemas sobre a I Lei de Mendel, segregação indepentende e herança ligada ao sexo; síntese de proteínas e engenharia genética.
Recomendo tb acessarem o site, pois lá tem muito mais dicas e algumas musiquinhas que vão ajudar muito no vestibular, elas me ajudaram bastante...
o site é: http://www.profmarcelo.com/
biobeijos
até a próx.
sábado, 22 de maio de 2010
Liger ou Tigon
Como prometi na sala de aula, aí está a foto do híbrido do Leão com uma Tigresa. O nome dele é Liger, quando cruzam uma Leoa com um Tigre. Os Ligers machos geralmente são estéreis, mas as fêmeas podem se reproduzir normalmente. Esse cruzamento só acontece com a ajuda dos homens, na natureza não acontece, ainda mais que tigre e leão moram longe um do outro.
Os Ligers, mais comuns, podem medir de 3,5 a 4 metros de comprimento e os filhotes de três anos podem chegar até meia tonelada. Eles são grandões assim, pois o gene que produz o hormônio que segura o crescimento é herdado da Leoa, no caso dos Leões, e do Tigre, no caso dos Tigres, então como é um Leão sendo cruzado com uma Tigreza esse gene não aparece nos Ligers.
Os Tigons, chegam a pesar 180 kg e podem atingir o tamanho normal de seus pais, só não é gigantão como os Ligers pelo fato já explicado acima.
Biobeijos a todos e curtam as fotos desses bichinhos.
sábado, 3 de abril de 2010
Fóssil gaúcho...
Li na Ciência Hoje e não pude deixar de postar aqui esse novo achado da Paleontologia. A foto que está aí acima é o que seria um mamífero carnívoro que viveu aqui no Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul há 220 milhões de anos atrás. Téo Veiga de Oliveira, Marina Soares e Cesar Schultz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, encontraram essa preciosidade no município de Agudo. Ele é do grupo dos Cinodontes (mamíferos carnívoros) e seu nome científico é Trucidocynodon riograndensis. Essa criatura podia chegar a 1,20 metros da ponta do focinho até a cauda e estima-se que seu peso poderia variar de 15 a 20 Kg. Tinha a dentição serrilhada igual aos Tiranossauros o que comprova que realmente eram carnívoros. Esse animal, segundo o formato dos membros anteriores, caminhava apoiado sobre os dedos das patas (igual os felinos hoje) sugerindo que ele era bastante ágil. Os dentes, o crânio e até mesmo o corpo do Trucidocynodon revelam que ele era um predador feroz e que provavelmente se alimentava de outros cinodontes menores, rincossauros (répteis herbívoros do Triássico) e até mesmo, quem sabe, filhotes de dinossauros.
Legal né? Já pensou se nós tivessemos a oportunidade de ver esse carinha vivo bem de pertinho??? Eu não sei se correria de medo ou se ficava estática esperando que ele não me visse hihihihihihi.
biobeijos a todos!!!!
segunda-feira, 22 de março de 2010
Nasa: terremoto do Chile encurtou os dias e mudou eixo da Terra.
O terremoto que atingiu o Chile no sábado dia 27 de Fevereiro, de magnitude 8,8 deslocou tanta terra e rocha que fez mudar a distribuição de massa do nosso planeta, sem mudar o total, é claro, deslocando o eixo Norte-Sul de nosso querido Planeta azul uns oito centímetros. Além da mudança do eixo, esse deslocamento acabou por deixar a nossa rotação (quando a Terra gira em torno de si mesma) ficar mais lentinha, para ser mais exata ela se atrasou em 1,26 microsegundos que daqui a mais de 2000 anos os dias durarão um segundo a menos.
Isso pode causar algum dano em nosso ecossistema? Não sei, mas o que mais me impressionei foi saber que essa não é a primeira vez que o eixo da Terra muda. Em 2004 o terremoto de Sumatra (aquele que provocou o Tsunami) de magnitude 9,1 também deslocou nosso eixo da Terra, mas dessa vez foi uns 7cm mais ou menos.
Aí vocês me perguntam, porque o de Sumatra, que foi mais forte, deslocou o eixo um pouco menos que o do Chile, que foi menor? Bom, existem duas explicações para isso: uma é que o de Sumatra foi perto da linha do equador já o do Chile foi abaixo dela isso favoreceu o maior deslocamento no segundo terremoto; e a outra é que o tremor do Chile foi mais profundo e com ângulo ligeiramente mais acentuado que o de Sumantra, favorecendo mais o deslocamento vertical de massa da Terra, sendo, então, mais eficaz na mudança do eixo.
Viram só que loucura... e pensar que nosso planeta inteiro sacode quando tem um terremoto... imagina se aparece um tremor tão forte que deslocasse sériamente o eixo de nosso planeta, vocês acham que mudaria alguma coisa aqui em nosso ecossistema???? Fica aí a pergunta...
Assinar:
Postagens (Atom)