segunda-feira, 22 de março de 2010

Nasa: terremoto do Chile encurtou os dias e mudou eixo da Terra.

O terremoto que atingiu o Chile no sábado dia 27 de Fevereiro, de magnitude 8,8 deslocou tanta terra e rocha que fez mudar a distribuição de massa do nosso planeta, sem mudar o total, é claro, deslocando o eixo Norte-Sul de nosso querido Planeta azul uns oito centímetros. Além da mudança do eixo, esse deslocamento acabou por deixar a nossa rotação (quando a Terra gira em torno de si mesma) ficar mais lentinha, para ser mais exata ela se atrasou em 1,26 microsegundos que daqui a mais de 2000 anos os dias durarão um segundo a menos.
Isso pode causar algum dano em nosso ecossistema? Não sei, mas o que mais me impressionei foi saber que essa não é a primeira vez que o eixo da Terra muda. Em 2004 o terremoto de Sumatra (aquele que provocou o Tsunami) de magnitude 9,1 também deslocou nosso eixo da Terra, mas dessa vez foi uns 7cm mais ou menos.
Aí vocês me perguntam, porque o de Sumatra, que foi mais forte, deslocou o eixo um pouco menos que o do Chile, que foi menor? Bom, existem duas explicações para isso: uma é que o de Sumatra foi perto da linha do equador já o do Chile foi abaixo dela isso favoreceu o maior deslocamento no segundo terremoto; e a outra é que o tremor do Chile foi mais profundo e com ângulo ligeiramente mais acentuado que o de Sumantra, favorecendo mais o deslocamento vertical de massa da Terra, sendo, então, mais eficaz na mudança do eixo.
Viram só que loucura... e pensar que nosso planeta inteiro sacode quando tem um terremoto... imagina se aparece um tremor tão forte que deslocasse sériamente o eixo de nosso planeta, vocês acham que mudaria alguma coisa aqui em nosso ecossistema???? Fica aí a pergunta...